AQUIDAUANA PREV - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO

CERTIFICAÇÃO

AQUIDAUANA PREV OBTEM CERTIFICADO PRÓ-GESTÃO NÍVEL I

Terceiro RPPS de Mato Grosso do Sul a conseguir a Certificação em Nível I

O INSTITUTO DE PREVIDENCIA DOS SERVIDORES PUBLICOS DE AQUIDAUANA – AQUIDAUANA PREV., é o terceiro RPPS de Mato Grosso do Sul a conseguir a Certificação em Nível I, programa de certificação que visa o reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos RPPS.

Após meses de dedicação, trabalho e empenho de todos envolvidos para implementação do Pro Gestão, passamos por um longo processo de auditoria para análise dos procedimentos realizados em nossa previdência, nas áreas de Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária,  sendo que foram realizadas melhorias, ajustes e por fim, a certificação o Instituto de Previdência dos Servidores Púbicos de Aquidauana-MS – Aquidauana Prev., é o terceiro RPPS de Mato Grosso do Sul a obter a certificação no sistema Pró-Gestão em nível I.

O Pro Gestão, trata-se de Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Portaria MPS nº 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017). Esse programa foi estruturado e desenvolvido tendo como principal objetivo a boa gestão dos regimes próprios.

A certificação é um processo que tem como objetivo o reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência. A certificação serve para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser reavaliada e renovada periodicamente.

O processo de certificação proporciona benefícios internos e externos à organização, promovendo o Aquidauana Prev., na qualidade de investidor qualificado, podendo buscar diversificação em novos investimentos. Obtendo ainda maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização. O gestor consegue ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos para o RPPS.

Destacamos ainda a participação ativa de todos os envolvidos na gestão do Instituto no processo de implementação, desde da anuência do prefeito Odilon para adesão ao programa, foram meses de muito trabalho e de mudanças institucionais que viabilizassem a certificação, demonstrando a necessidade de buscar, aperfeiçoar e executar boa gestão previdenciária.
Contudo, o Instituto ainda apresenta, tanto do ponto de vista financeiro quanto atuarial, grandes desafios a serem superados para que possam garantir, com sustentabilidade, a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários aos seus segurados e dependentes, no qual estamos dando continuidade ao processo de implementação Pro Gestão, para que possamos atingir níveis superiores no programa, o que aumenta ainda mais a responsabilidade e comprometimento.